Manejo e acompanhamentos das Capivaras

O Clube de Campo de São Paulo realiza, desde 2013, o monitoramento da população de capivaras na sua área às margens da represa Guarapiranga.

Realizamos, desde 2021, o manejo de controle populacional para diminuir a reprodução desses animais. Com o apoio de veterinários e autorização do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade – SISBIO, já realizamos os procedimentos requeridos em mais de 70 capivaras, que se agrupam em famílias, e o número de animais está sob controle.

Realizamos periodicamente o manejo sorológico das capivaras junto ao DeFau/SMA/SP (Departamento de Fauna da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo) e coletamos material biológico para análise. Os resultados laboratoriais indicaram que nenhum animal está infectado e capaz de transmitir o agente causador da febre maculosa.

Mantemos permanentemente a grama baixa nas áreas de maior circulação para dificultar a subida dos carrapatos nas pessoas e facilitar a ação dos predadores. Passamos a utilizar preferencialmente inseticidas biológicos e eventualmente convencionais em áreas específicas com o objetivo de controle.

Além disso, a presença do carrapato-estrela nas capivaras é bem baixa e o agente causador da FMB – a Rickettsia Rickettsii – não está circulando na área do Clube.

Nossa equipe está acompanhando esta evolução!