A importância das dinâmicas em grupo
Uma prática muito importante hoje em dia e que algumas empresas adotam para desenvolverem suas equipes é a de tirar os funcionários de suas rotinas de trabalho e os levarem a vivências em grupos. O objetivo desta prática é de unir o grupo, perceber como os colaboradores agem em situações e questões incomuns em seu dia a dia e buscar soluções diferentes.
Quais os benefícios de aplicá-las fora do ambiente de trabalho?
De acordo com Laura de Siqueira, psicóloga e coach, essas dinâmicas podem ser aplicadas em todas as áreas da empresa, desde o mais alto executivo, para desenvolver lideranças, despertando nele habilidades importantes para exercer sua função, até em equipes visando um objetivo em comum, trazendo ao líder certa clareza sobre as características comportamentais dos diferentes colaboradores. O que faz com que ele consiga traçar estratégias para os desafios que devem enfrentar. Elas podem ser usadas em outras ocasiões, como para descontrair e
desinibir os colaboradores, motivar e promover uma boa relação entre todos os membros do grupo e promover
eficiência no dia a dia.
E não precisa sempre ser aplicada em ambientes fechados, corporativos. Se executadas em contato com a natureza, ajudam a relaxar, a fazer com que o funcionário se sinta mais à vontade. E se inseridas durante a prática de um esporte coletivo, realçam o espírito de competição saudável dos participantes.