Vela: entenda mais sobre o esporte que promove o raciocínio e a autonomia das crianças

Um esporte que, além do exercício físico, proporciona ensinamentos de matemática, meteorologia, hidrografia, física, história, sustentabilidade, primeiros-socorros, meio ambiente, entre outros temas. Esta é a proposta da vela, atividade muita indicada para crianças em função das várias vertentes que oferece, como raciocínio lógico e autonomia, além do contato muito próximo com a natureza.

No Clube de Campo de São Paulo, onde a atividade é praticada nas águas da represa de Guarapiranga, as aulas podem ser frequentadas por crianças a partir dos 7 anos. “Inicialmente nós trabalhamos a parte lúdica e recreativa do esporte, muitas vezes para quebrar aquele medo inicial da água e tornar a atividade mais divertida para os pequenos”, detalhou o professor de Vela do Cube, Jacques Santos.

Após essa etapa, é iniciada a fase do aprendizado sobre como funciona o veleiro e quais os mecanismos que se deve utilizar em condições diversas na água. “Nesse momento, as crianças começam a perceber que é um esporte de aventura, que a vela é um meio de transporte onde só ela conduz, que depende dela enfrentar o evento e o que mais aparecer para se locomover”, completou Santos.

Autonomia e raciocínio

Com o domínio da embarcação na água, as crianças começam a desenvolver a autonomia e o raciocínio. Nesse momento, elas percebem a força da natureza e que podem surgir obstáculos pelo caminho, como o barco virar, o vento ser muito forte, mas que será necessário resolver esses problemas para seguir em frente.

“Trazendo isso para a realidade da vida, a criança começa a entender a importância de tomar decisões certas, bem pensadas, e de saber enfrentar esses obstáculos para alcançar seu objetivo”, comparou.

A resolução dessas questões se dá a partir de outras vertentes do esporte, segundo o professor. “A vela tem uma parte educacional muito forte, já que é preciso ter conhecimento sobre matemática, história e física, além de informações a respeito de hidrografia, primeiros-socorros e aerodinâmica”, acrescentou. Ele destaca ainda os ensinamentos sobre poluição, erosão, entre outros temas transversais importantes para o entendimento do esporte.

Saúde

Ainda segundo o professor, a vela, assim como outros esportes, também proporciona benefícios para a saúde, além de trabalhar a força, a flexibilidade, o equilíbrio e o condicionamento físico.

Você sabia?

-Por se tratar de um esporte aquático e de aventura, a segurança é redobrada para as crianças, que só entram na água com colete salva-vidas, sendo obrigatório o uso do item até os 18 anos de idade;
-A vela é um dos esportes mais democráticos, já que permite a realização de disputas entre meninos e meninas;
-O Clube de Campo oferece embarcação para as crianças que desejam participar das aulas de vela;
-Uma embarcação pode custar de R$ 3 a 20 mil, em média;
-Os competidores mirins disputam regatas nas categorias: Optimist (de 7 a 15 anos, com até 60 quilos), 420 (acima de 15 anos, sendo barcos para duas pessoas e três velas), 29 (barcos com maior velocidade) e laser (modelo mais clássico e comum no Brasil, utilizado nas disputas olímpicas).